Galeria de Arte Metara chega ao Porto Maravilha

Cultural | 27/07/2017

Pioneira no conceito de molduraria de pôsteres, a Galeria Metara abre as portas na Rua Sacadura Cabral, ao lado da Praça da Harmonia, neste fim de semana,  no dia 29 de julho. O negócio se instala no Porto Maravilha em imóvel tombado de 1870, substituindo outros dois ateliês da artista plástica Susi Cantarino em Ipanema e no Centro. O projeto de restauro do sobrado foi incentivado pelo prêmio Pró-APAC Sagas, que contemplou oito imóveis históricos na Área de Proteção do Ambiente Cultural dos bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro (Apac Sagas), patrocinado por edital da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). Sócia e curadora, Susi Cantarino lança exposição coletiva com 26 fotógrafos e artistas, entre eles Evandro Teixeira, Jorge Barata, Patrícia Secco e Walter Carvalho.

Último dos três andares do sobrado histórico da galeria de arte Metara, na Rua Sacadura Cabral
Gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Cdurp, Rilden Albuquerque acompanhou o processo do edital e defende a importância da ocupação criativa da área. “É muito bom para o bairro da Gamboa receber novos empreendimentos. Queremos atrair mais movimento para a região e, agora, as pessoas podem chegar à galeria de VLT até a Parada Harmonia, recém-inaugurada”, comemora.
A anfitriã Susi Cantarino, artista plástica argentina premiada na Bienal de Arte de Florença, escolheu a Região Portuária. Ela pretende constituir um espaço como o que manteve em Ipanema por anos, com arte e música para todos: “Queremos deixar este local aberto para todos que amam arte produzirem algo aqui. Performances, recital de poemas, eventos artísticos... Queremos fazer acontecer. A Metara chega para somar ao cenário cultural da Região Portuária”.
Serviço Inauguração Metara
Rua Sacadura Cabral 264, Gamboa
Data da inauguração: Sábado, 29 de julho
Horário da inauguração: das 14h às 19h
Telefone: (21) 2537-3854
Funcionamento do ateliê: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Artistas convidados
(exposição temporária até terça-feira, 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Ana Carolina
Ana Durães
Analu Prestes
Almir Reis
Ana Luiza Rego
Andrea Nunes
Elaine Eiger
Evandro Teixeira
Flavio Mac
Ira Etz
Jefferson Svoboda
Jorge Barata
Julia Ninio
Laura Bonfá Burnier
Marzio Fiorini
Osvaldo Gaia
Patricia Secco
Pedro Jardim de Mattos
Ricardo Becker
Rogéri oCamacho
Rona Neves
Susi Sielski Cantarino
Vera Bernardes
Vincent Rosenblatt
Walter Carvalho
Xico Chaves
Yao-Tang Huang
 
Texto e foto: Bruno Bartholini